segunda-feira, 29 de Abril de 2024  04:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-02-2010

Programa de eficiência hídrica vai abranger 12 edifícios e 12 jardins públicos da região.


A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro promove o seminário “Água e Sustentabilidade” do Projecto “Eficiência Hídrica ...

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro promove o seminário “Água e Sustentabilidade” do Projecto “Eficiência Hídrica em Edifícios e Espaços Públicos”. Um projecto que conta com a participação da Universidade de Aveiro que está a desenvolver os estudos que irão definir as práticas a adoptar visando a eficiência hidríca em 12 edifícios da região e 12 jardins públicos. No futuro, o objectivo é alargar este projecto aos mais de 400 mil habitantes da Região de Aveiro.

“Este projecto visa a melhoria da utilização da água, a eficiência hídrica nos edifícios e jardins públicos. Temos a Universidade de Aveiro como parceira, que é responsável pela elaboração dos estudos. Depois, iremos aplicar estas medidas em 12 edifícios e jardins públicos, tendo em vista a melhoria da utilização da água, sendo que o objectivo final é replicar para os mais de 400 mil habitantes da região”, disse Ribau Esteves.

Um dos principais objectivos deste workshop é, segundo o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a troca de conhecimentos entre as várias entidades e empresas que lidam com o sector da água.

“É um projecto que visa dar um contributo na perspectiva ambiental, através de uma melhor gestão do recurso água. Desta forma todos nós teremos um custo mais baixo, pois como se sabe, a tendência é a água, no futuro, vir a ter custos mais elevados. Hoje vamos apresentar o projecto, vamos trocar experiências com a Universidade de Aveiro e outras entidades ligadas a este sector”, acrescentou. Em termos práticos, a nova Piscina apresentará uma poupança em energia (térmica e eléctrica) de 800 MWh/ano; uma diminuição da emissão de 136 toneladas CO2/ano; e uma poupança em água de 27.411 m3/ano. Ou seja, menos 47% no consumo de energia, menos 50 % no consumo de água e menos 30 % de emissões CO2. O equipamento abrirá no primeiro trimestre de 2010. O investimento de 3,4 milhões de euros é comparticipado pelos fundos europeus em 1,8 milhões.

Ribau Esteves, Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Victor Ferreira e Armando Silva Afonso(Professores da Universidade de Aveiro), Pedro Arrojo Agudo (Presidente da Fundación Nueva Cultura del Agua), Orlando Borges (Presidente do Instituto Nacional da Água), Jaime Melo Baptista (Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), Joaquim Poças Martins (Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e Adolfo Vidal (Câmara Municipal de Estarreja) estão entre os participantes. A sessão de encerramento, ás 17h00, conta com a presença de Artur Rosa Pires (Universidade de Aveiro).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®